Da publicidade e suas ‘coincidências’

galinha-ou-galinha-joe-la-pompe

2 comerciais, a mesma ideia. Essa é a proposta do site Joe la Pompe: descobrir e apresentar ‘conceitos criativos’ assustadoramente similares em peças publicitárias ao redor do mundo. Entre cópias desavergonhadas e coincidências infelizes, o site apresenta uma contundente realidade presente no universo da propaganda – que fica cada vez mais distante da concepção do ‘novo’ e vem entrando, nos últimos anos, em um espiral de simulacros que enterra a criatividade.

Repare nesse caso em  particular: dois anúncios – um promovendo a Fujifilm X-S1 e seu estabilizador de imagem; o outro, um recurso da Mercedes-Benz chamado Magic Body Control. Os dois brincam com o fato da cabeça da galinha permanecer estável mesmo quando se movimenta o corpo da ave. Uma analogia interessante, tendo em vista o atributo dos produtos que se pretendia ressaltar. Porém, os dois filmes foram lançados quase que simultaneamente, na Alemanha, e parecem ter como fonte de inspiração um mesmo vídeo do Youtube.

E aí, quem veio primeiro: a galinha… ou a galinha?

Fujifilm X-S1 with image stabilizer – 2013
Fonte : Adsoftheworld
Criação: Ogilvy & Mather (Alemanha)

Mercedes-Benz Magic Body Control – 2013
Fonte : YouTubeGutewerbung
Criação : Jung Von Matt Neckar Stuttgart (Alemanha)

http://www.joelapompe.net/

Via: BlueBus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s