Coisas de Família: os chineses e suas posses

Eles dizem que vivemos em uma era materialista. Um tempo onde a retenção e fruição das ‘coisas’ parece ser mais relevante do que as relações humanas, a busca pela felicidade, o amor e todo o resto das ‘coisas’ que realmente importam. E ao que parece “eles” correm um risco amedrontador de estarem certos. Muitos da nossa tão distinta raça parecem cultivar tal nível de colecionismo de seus produtos e pertences – que simulam reter/prover a felicidade –, que pasasm a ser pertencidos por eles.

Investigando a questão de quantas coisas inúteis acumulamos em busca de um bem estar ilusório, o fotógrafo chinês Huang Qingjun embarcou em um projeto que hoje é conhecido como Jiadang, ou Family Stuff, ou simplesmente Coisas de Família.

A série, que começou em 2003, enfoca pessoas humildes da China. Por quase uma década, Qingjun vem pedindo famílias para retirar todos os seus pertences e colocá-los em frente a suas casas para posar para uma foto com tudo o que possuem. Surpreendentemente, quase todas as famílias cumprem o seu pedido. Segundo o fotógrafo, “Eles percebem o que eu estou tentando fazer, entendem o ponto… Não são como as pessoas da cidade, que têm tanta coisa que se você pedir para fazerem algo desse tipo, responderiam que seria muito esforço“.

A série de fotos parece refletir não só sobre o materialismo, mas sobre todas as coisas que as pessoas consideram essenciais em suas vidas com a progressão do tempo – explicitando ainda mais a velha lógica do sistema, valor x preço. Qingjun espera expandir seu projeto incluindo famílias de renda mais alta e até revisitar as mesmas famílias das fotos abaixo.

Via: mmm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s