O sintetizador analógico de Joe Paradiso

Em meados da década de 70, o professor associado ao MIT’s Media Lab, Joe Paradiso, era um estudante da Tufts University, e não noticiava qualquer pessoa que houvesse construído um sintetizador musical analógico, ou “synth“, a partir do zero. Não do jeito que ele pensava em sua concepção e aplicação.

Foi um tempo, diz ele, em que as informações e peças para os projetos do tipo do-it-yourself eram escassos, e a produção dos sintetizadores digitais estava em ascensão. Mas, mesmo assim, ele decidiu  nadar contra a corrente e atacar com o seu projeto de sintetizador analógico – mesmo sem nenhum treinamento formal –, e procurou o conselho de professores universitários locais, incluindo o seu agora colega do Media Lab, Barry Vercoe.

Paradiso reuniu informações de todas as sortes, entre folhas de dados dos fabricantes e revistas que encontrou em bibliotecas públicas. Ele aprendeu sozinho eletrônica básica e montagem de peças excedentes, e passou quase uma década em módulo de construção, aperfeiçoando suas técnicas e conhecimentos  para criar o synth, que terminou em 1980.

Todas as semanas, Paradiso altera as configurações complexas de fios que conectam os módulos do sintetizador, os chamados “patches”, para criar um novo ambiente sonoro. Os fluxos do sintetizador sobrevivem online 24 horas por dia em http://synth.media.mit.edu;, e os visitantes do site podem até mesmo alterar seus parâmetros de correção online.

Abaixo, Joe explica o funcionamento do sintetizador musical que começou a desenvolver em 1972.

O sintetizador, provavelmente a maior do mundo, com mais de 125 módulos (http://web.media.mit.edu/~joep/modlist.html), está agora em exibição no MIT.

Via: theatlantic

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s