Novos Baianos FC, o documentário [completo]

Em 1973, lá no sítio Cantinho do Vovô, Estrada dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, Jacarepaguá, havia uma galera transando um disco que viria a ser o sucessor de uma das maiores obras da música brasileira. O disco em questão era o Novos Baianos F.C.. A obra-prima, Acabou Chorare. A galera, os Novos Baianos.

Em meio a este cenário, aparece a figura de Solano Ribeiro (há pouco o homem por trás dos Festivais da Record). O cara colou neles com câmeras, microfones e equipe e produziu o melhor documento dos Novos Baianos em imagens, som e espírito. Ficou lá, por fora de ismos, filmando os baianos e a niteroiense com toda naturalidade, criando filhos, jogando bola, tocando e cantando intensamente, fazendo massagens, lavando pratos como quem faz música.

Segundo Solano:

“Quando fiz a primeira proposta de produção eu achei que não ia ter filme. Os Novos Baianos eram inadministráveis. Mas eu falei pra eles, ‘Vamos fazer uma coisa? Vocês fiquem aqui e eu venho todo dia com a equipe alemã, a gente se instala e vamos documentando a vida de vocês.’ Foi a única maneira que encontrei de conseguir fazer o filme: registrar tudo naturalmente”.

Dez dias acompanhando a vida dos Baianos em sua comunidade hippie com a intenção de produzir um programa para a tv alemã, e o resultado é o revelador e quase inédito documentário Novos Baianos F.C, que apareceu recentemente na íntegra no YouTube. Completo, sem cortes e sem interrupções.

É pérola. Tem que dar o play.

Via: vitrola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s