Feliz dia do samba

2 de dezembro, Dia Nacional do Samba

Hoje, 2 de dezembro, comemora-se o Dia Nacional do Samba. E este blog, por mais influenciado por outras vertentes musicais extra-brasileiras, não poderia deixar de prestar sua singela homenagem ao gênero mais popular e representativo do nosso Brasil.

Mas por que o Dia Nacional do Samba é comemorado em dois de dezembro? Não, não é a data de nascimento de Tia Ciata. Também não foi quando gravaram “Pelo Telefone”. Muito menos quando Ismael Silva e os bambas do Estácio fundaram a Deixa Falar.

O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.

Através do samba conhecemos todas as venturas e mazelas do nosso povo. Por este samba que faz rir e faz chorar, compreendemos a alma do cidadão brasileiro. De Noel e Cartola a Vinícius e Toquinho a pluralidade de sons, harmonias, poesias e alegrias oriundas deste cenário nos inspira e faz crer que o Brasil é o melhor país para se viver.

Como contribuição para esta comemoração, vamos de João Nogueira – um dos grande representantes do gênero –, com o documentário “Carioca, Suburbano, Mulato e Malandro“, que representa muito bem o que é fazer samba neste país.

Dá o play aí, malandro. E viva o samba!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s