Publicidade ao revés (ou a queda do imperativo)

Marca de roupas apela para redução de consumo

Se a publicidade não fosse definida – em seu conceito mais simplificado – como “divulgação de fatos ou informações a respeito de pessoas, ideias, serviços, produtos ou instituições, através dos veículos de comunicação”, poderia ser chamada também de “a ciência do imperativo” (ou alguma coisa que o valha), posto que artifício já foi usado à exaustão.

Quem não se lembra daquela campanha injuriante: “compre batom, compre batom, compre batom”? E mais. Quem nunca comprou o mini bastão de chocolate sabendo que estava se rendendo a um dos posicionamentos mais contestados da publicidade? Pois é. Mas a lógica, neste caso, segue a ordem indireta das coisas…

Nadando contra a corrente, a marca de roupas Patagonia está pedindo às pessoas que pensem duas vezes antes de comprar qualquer coisa (inclusive seus próprios produtos). Em uma postura contrária ao consumismo desenfreado e ao Cyber Monday, a marca realizou ontem uma ação via e-mail, em que exibe uma de suas peças mais vendidas, acompanhada do texto: “Nao compre esta jaqueta“.

E não para por aí. Eles dizem ainda que “O Cyber Monday, e a cultura de consumo que ele reflete, colocam a economia dos sistemas naturais que suportam a vida no vermelho. Nós estamos usando os recursos de um planeta e meio em um único planeta“. Segundo a Patagonia, apesar de durável, a jaqueta em questão tem um custo ambiental muito maior do que o estampado na etiqueta.

Mas, e aí? Estratégia? Sustentabilidade? Consciência ambiental? Vai saber.

Leia o e-mail na íntegra aqui.

Via: Bluebus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s