Google e Facebook lançam novos formatos de anúncios publicitários

Google e Facebook aproveitam a Advertising Week para divulgar novos formatos de anúncios que visam aumentar o engajamento entre consumidores e marcas

Postamos recentemente aqui no #blogdanuts, como a nova timeline do facebook poderia mudar radicalmente a aparência das fanpages das marcas no Facebook. Mas parece que não é só a rede social que está fazendo atualizações em sua interface, formas de navegação, conteúdo e engajamento entre usuários e marcas.

O vp de gestão de produtos do Google, NickFox, declarou que quase um terço dos anunciantes por motor de busca da empresa, estão agora usando novos formatos – como Media Ads, que permite habilitar a execução de conteúdo audiovisual em anúncios de busca; Location Extensions, que atribue um endereço de negócio; ou Product Ads, que exibe uma imagem, preços e nome do comerciante (o que prova que os usuários estão cada vez menos propensos a clicar em um anúncio de texto padrão). O gigante de buscas tem ainda um novo website, dedicado a uma série de vídeos para promoção de anúncios, e afirma: “Talvez os melhores anúncios são compostos apenas por respostas.”

Agora, a empresa está planejando introduzir ainda um outro formato de anúncio, reforçado durante uma apresentação da Semana de Publicidade, a Advertising Week. De acordo com o Bloomberg, o Web-based circular ads do Google irá, basicamente, “fazer publicidade na Internet parecer mais com o jornal de domingo.”

Quando os usuários clicam em novos anúncios, eles vão exibir imagens múltiplas em letras maiores, assim como os anúncios em um jornal. Até o momento, empresas como a Macy e Best Buy se apresentaram para a nova plataforma, que estará disponível a partir de hoje.

Como não poderia deixar de ser, o Facebook também anunciou a sua própria produção de anúncios “expansíveis”. Funciona mais ou menos assim: se seu amigo “curtir” um anúncio de determinada marca, ele irá se “expandir” até você. De acordo com o Mashable: “Com base na ideia de que os produtos recomendadas por amigos são mais eficazes do que os representados por anúncios de exibição padrão, se o amigo do usuário”curtir” o que a marca está falando, ele permitirá que seus contatos comentem o post e veja outros comentários relacionados a ele.

Ao contrário do já conhecido Sponsored Stories – que só mostra a interação de um amigo com a marca –, os anúncios expansíveis iram conter uma mensagem do anunciante e não aparecerão no feed de notícias dos usuários.

Via: adweek

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