Reciclar campanhas publicitárias é ser sustentável?

Nike Recicla Anúncios para tornar o mundo novo (de novo)

Nike Recycles Ads To Make The World Like New

Em meio a necessidade de “ser sustentável à toda prova”, algumas empresas transparecem ser mais do que são. De fato, o termo sustentabilidade vem assumindo contornos distintos, alguns mais apelativos outros mais brandos. Para muitas corporações, no fim das contas, a intenção é sempre a mesma: parecer (ou ser) sustentável para gerar afinidade com seus potenciais consumidores. No entanto, e não raro, vemos tentativas precárias de colocar a questão da sustentabilidade em um patamar em que nunca esteve: o de ferramenta publicitária; ou seja, de vendas.

Sustentabilidade vende produto? Até que ponto o envolvimento sustentável é importante para as empresas? A repetição exaustiva leva a repulsa? Reciclar campanhas publicitárias é ser sustentável?

Bem, se a reciclagem de anúncios e campanhas publicitárias é, de fato, sustentável, ainda não sabemos. O que sabemos é que ela pode salvar alguma grana para os anunciantes. De uns tempos pra cá vemos cada vez mais empresas se apropriando do tema para veicular interesses próprios. Algo que alguns críticos vêm chamando de “oportunismo da sustentabilidade na comunicação”. Para nós, o exemplo mais tangível é do Banco Itaú, que “reciclou seus comerciais de 2006” para mostrar ser o “banco mais sustentável do mundo”.

Em outra esfera do dito oportunismo sustentável na publicidade, vemos a gigante Nike. Em sua mais recente campanha, “Nike Better World“, a empresa reuniu dezenas de anúncios reciclados, que culminaram em um novo vídeo. Ao contrário do que parece, o tema anúncios reciclados faz parte da filosofia da Nike de tornar o mundo melhor através de seu posicionamento eco-friendly.

É, parece que quando se trata de ser sustentável na criação publicitária, ainda existem muitos outros campos que não foram explorados. Parece que está na hora de deixar de lado o conceito e partir para o engajamento.

Nike Better World

Via: psfk

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