A rua mais bonita da cidade

Rua de Porto Alegre ganha fama de ‘mais bonita do mundo’.

Que ela era, de fato, a rua mais bonita da cidade, era indubitável. No entanto, recentemente, imagens do enorme tapete de árvores, espremido em meio aos prédios e carros da capital do Rio Grande do Sul, correram mundo – através das alamedas da internet – e conquistaram os píncaros da glória, conferindo a alcunha de “a mais bonita do mundo”, à rua Gonçalo de Carvalho.

Em quase 500 metros de calçadas, estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos. Moradores antigos contam que as tipuanas foram plantadas na década de 1930, por funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria no bairro.

A despeito de toda beleza, o exuberante “túnel verde” estivera ameaçado pelas intervenções urbanas e de construção civil. O caso foi que, em 2005, a construção de um shopping nas proximidades da via trouxe riscos de mudanças no cenário, o que levou os moradores a se mobilizarem. Eles venceram o embate e nenhuma árvore foi derrubada, o que tornou a rua ainda mais conhecida, sendo declarada “patrimônio ambiental”.

Em 2008, um biólogo português viu as fotos e escreveu em seu blog que aquela era a rua mais bonita do mundo. Desde então, parece que o apelido pegou.

E você, o que acha? Veja a galeria de fotos abaixo. Clique nas imagens para ampliar.

Via: Folha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s