Filme perdido de Hitchcock é encontrado na Nova Zelândia

‘The White Shadow’ é considerado um dos primeiros trabalhos do diretor, filmado em 1923

Um raro filme do diretor britânico Alfred Hitchcock foi descoberto nos Arquivos Cinematográficos da Nova Zelândia, informou o órgão nesta quarta-feira. Trata-se de The White Shadow (A Sombra Branca), considerado um dos primeiros trabalhos do cineasta. As três latas contendo os rolos do filme foram encontradas em meio a uma série de fitas doadas ao arquivo nos anos 90. Os materiais doados permaneciam, até hoje, fora de catálogo e indisponíveis para exibição.

The White Shadow, que foi doado pela família de um colecionador, é um filme mudo, dirigido em 1923 pelo britânico Graham Cutts. Nele, Hitchcock,  à época com apenas 24 anos, ocupou-se do roteiro, da direção de arte, montagem e trabalhou como assistente de direção. Segundo a fundação, o filme recria “um melodrama dotado de uma atmosfera selvagem” e conta a história de duas irmãs, uma inocente e outra sem escrúpulos.

O material, porém, está incompleto, porque foram encontrados apenas os primeiros três rolos do filme, de um total de seis, e nada indica que haja uma cópia. “Estes três primeiros rolos nos oferecem uma oportunidade que não tem preço para estudar suas ideias visuais e narrativas quando estas começavam a ganhar forma”, disse ao canal TVNZ David Sterritt, presidente da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema.

O filme pertencia ao empresário cinematográfico e colecionador neozelandês Jack Murtagh, mas, após sua morte em 1989, seu neto Tony Osborne enviou as fitas ao arquivo para sua conservação. Os rolos estão agora em um centro de pós-produção em Wellington, onde serão feitas cópias em preto e branco e coloridas do longa.

A película protagonizada por Clive Brook e Betty Compson, passará por um tratamento e será guardada na sede da fundação, em Wellington, na Nova Zelândia.

Via: Veja

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s