Chico: sobre a internet e na internet

O que Chico Buarque tem a ver com internet?

Respondendo a pergunta: tudo. Chico Buarque tem tudo e mais um pouco a ver com a internet. Não apenas por ter lançado o seu último disco primeiro na web. Não apenas por ter dado uma entrevista em streaming ontem à tarde. Por isso e por inúmeras outras razões. Pelo fato de que Chico compreende a internet em seu sentido expandido, ao contrário do que muitos pensam.

A gente já postou aqui o vídeo em que o Chico Buarque fala sobre o dia em que ele resolveu ler os comentários da internet. Sabe o que ele fez? Riu. Aparentemente, era apenas um vídeo engraçado sobre um cara da geração passada rindo sobre a internet. Mas não. O cara não tinha afinidade nenhuma com a web e mesmo assim já pegou o espírito da coisa de primeira.

Ele viu os comentários de haters e trolls e logo entendeu como funciona o jogo. Nos shows todos o aplaudiam, elogiavam e tudo mais. Ninguém xingava no mundo real, na internet sim. Quer dizer, no show ou no “cara a cara” ninguém tinha peito pra demonstrar ódio, só amor. Já na web, todo mundo o odiava e demonstrava isso com toda “coragem e peito” do mundo, chamando-o de velho, bêbado,etc.

Mas por que será que isso acontece? Teoricamente, as pessoas do mundo offline e da web são as mesmas. Então, por que tanto amor em um mundo e tanto ódio em outro?

Enfim, enquanto isso, Chico Buarque segue rindo, e rindo muito, demonstrando um olhar atento de “um cara de outra geração”, para o modo como as pessoas consomem conteúdo digital hoje em dia.

 

Depois da verdadeira aula sucinta e onomatopéica de internet com o Prof. Buarque, rolou ontem um pocket show/entrevista, assistido por cerca de 15 mil pessoas. Aonde? Na internet, ora bolas.

Da biblioteca de sua casa no Leblon, na zona sul do Rio, Chico participou ao vivo, conversando e tocando duas músicas. A primeira foi “Sinhá”, parceria com João Bosco, que o acompanhava ao violão. No fim, tocando ele mesmo o violão, cantou e tocou “Nina”, atendendo a pedidos que os fãs fizeram pelo Twitter.

Neófito na internet, Chico declarou admiração por técnicas de mashup, memes e congêneres. “O cara compõe uma melodia em cima do que você falou. E é do cacete. Deve ter outras, deve ter discurso do Obama.” E afirmou espantar-se com fãs que tocam no YouTube suas músicas logo depois de tocá-las no site. “Tem uma música do Jorge Helder (seu baixista) que nem o Jorge Helder sabe tocar.”

Pra quem quiser ver a entrevista completa, é só clicar na imagem abaixo:

Via: Youpix

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s