Weibo: O Twitter chinês

O que é Weibo e por que o Twitter deveria se sentir ameaçado por ele?

What Is Weibo & Should Twitter Be Scared Of It?

A escala do rival do Twitter na China, Weibo.com, coloca o próprio Twitter em uma perspectiva verdadeira.

Cerca de 56 milhões de contas foram abertas no Twitter recentemente, mas apenas um número estimado de 21 milhões de usuários publicam ativamente a cada mês. O dono e criador da rede, Josh Elman, encarregado da retenção dos usuários, descreveu ao BusinessInsider o ponto da virada do usuário casual ao usuário regular: à medida em que novos usuários seguem 30 perfis e as pessoas então começar a seguir de volta, temos um usuário regular.

Weibo, em uma diferente ordem de magnitude, possui 140 milhões de usuários e 50 milhões de usuários ativos. O “Twitter chinês”, recebe 10 milhões de inscrições de novas contas a cada mês, e espera um crescimento significativo para os próximos dois anos, segundo informou o  China Daily, ao final do mês passado.

赵连海的微博Créditos da foto: DigiPub 

Existem algumas diferenças sutis na forma como a rede está sendo usada, principalmente com relação ao tipo de conteúdo compartilhado. De acordo com uma investigação da HP – com base numa análise de 30 dias, de 4411 palavras-chave no Weibo, em comparação com 16.32 milhões de mensagens no Twitter –, Weibo pode ser compreendido como uma introdução ao mercado de microblogging na China.

O conteúdo mais comum do Weibo é de cunho cômico ou interativo, como piadas, imagens e vídeos, e a maioria deles são oriundos de retweets. O efeito disto culmina em um menor número de comentários sobre o que foi postado e gera menos partilha de novas notícias e histórias.

O mercado está decolando de maneira muito rápida: 60.000 contas verificadas na rede chinesa são de celebridades, estrelas do esporte e grandes marcas.

O ator Yao Chen, por exemplo, tem 8.900.000 seguidores e está recusando ofertas de 100.000 yuans por posts promocionais. Segundo prevê o professor de marketing Ye Feng, a receita da rede social com anúncios publicitários tende a um crescimento de 50% ao ano, devido ao marketing avançado para marcas e produtos através de promoções e vídeos . Ele disse ao China Daily: “Até agora, as contas do top 100 criaram lucros de cerca de 20 milhões de yuans, desde que abriram seus perfis para anúncios”.

Os criadores inclinam todas as ações e campanhas publicitárias para o horário de pico, além de estarem atentos a qualquer serviço exigível para as marcas. Sem dúvida o Twitter estará observando todo esse processo de desenvolvimento muito de perto.

Se analisarmos a capitalização de mercado das principais redes socias no âmbito mundial, teremos um cenário em que o Google domina em  170 bilhões de dólares e o Facebook tem US $ 75 bilhões, enquanto o Twitter “enfraquece” a algo em torno de US $ 7 bilhões.

Segundo o The Guardian, vários leitores questionaram as estatísticas do artigo da BusinessInsider e a razão da determinação de qual desses usuários são “ativos”, isto é, usam suas contas do Twitter pelo menos uma vez a cada mês. Os dados publicados pela BI são estimativas, provinientes do fato de que o próprio Twitter não divulga os números de usuários ativos. Para os números registrados com base em contas verificadas no Twitter, e a título de conferência, aqui está o que eles nos disseram:

• O Twitter tem mais de 200 milhões de contas registradas
• Há agora 600 mil inscrições por dia
• Mais de 200 milhões de tweets são enviados por dia
• 40% dos tweets vêm de dispositivos móveis
• 70% dos tweets vêm de fora de os EUA

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