Um breve reflexo sobre a publicidade no dia dos namorados

O esforço publicitário para vender para namorados

Pois bem… O final de semana passou e o dia dos namorados já acabou. Já é segunda-feira, o fondue já esfriou, o vinho já virou vinagre e os casais já comemoraram felizes e sorridentes a data à eles destinada. No entanto, como bem sabemos, a publicidade não é feita apenas de momentos. A publicidade tem começo, meio e fim. Portanto, decidimos fazer um apanhado das melhores campanhas feitas especialmente para os pombinhos.

O dia dos namorados é a terceira data mais importante para a indústria e o varejo brasileiros, ficando atrás apenas do Natal e do dia das mães. Com isso, são inúmeras as campanhas publicitárias veiculadas para atrair a atenção dos namorados. Entretanto, poucas se destacam pela criatividade ou inovação. Na maioria dos casos, as ações focam promoções do comércio. Entre os campeões de presença na mídia nesta época – e de falta de criatividade – estão os shoppings.

Apesar da dificuldade de inovar em uma data que se repete todos os anos, algumas agências conseguem se diferenciar.

Neste ano, a rede de lojas Renner apostou na ousadia. Sua campanha, criada pela Paim, mostra uma mulher apagando as luzes dos quartos dos filhos e correndo para os braços do marido para comemorar o dia dos namorados.

Já a C&A ressuscitou o rei do rock Elvis Presley. Por meio de uma montagem tecnológica, a DM9DDB utilizou cenas do filme Spinout, embalada pelo som da música Fever e pelo clima romântico dos anos 60.

No comercial da marca nacional Richards, o recurso stop motion dá a graça à campanha que aproveita da trilha sonora em francês para remeter ao romantismo exigido pela data. A campanha foi criada pela house da empresa.

Iniciativa da NovaS/B, a agência temporária Nova/batata criou um vídeo mostrando a diversidade de opções para compra de produtos e serviços que oferece o entorno do Largo da Batata.

Na onda de ajudar o público a se localizar antes de definir o que comprar, a GNova criou um comercial de 15 segundos para o GuiaMais.com, ressaltando a principal funcionalidade do site como slogan da campanha: “Os outros buscam, a gente encontra”.

*Ah, mas é claro… Viral também conta!

A despeito de todas as falácias, convenções e juízos de valor, é inevitável citar aqui, mais uma vez, a campanha da Vivo para o Dia dos Namorados, celebrando “a história de amor mais cantada do Brasil”. A criação da Africa, com produção da 02 Filmes, virou febre na internet, e ainda se estendeu ao Facebook, onde os perfis de Eduardo e Mônica funcionaram como uma espécie de making of da campanha, publicando as fotos de bastidores que cada um dos atores tirou durante as filmagens. Caso ainda não tenha visto, aí vai.

Amor conectado

Aproveitando a onda tecnológica dos aplicativos, algumas empresas resolveram trilhar este caminho para atrair os casais, como é o caso da ação criada pela Lov para o Magazine Luiza. O apresentador Faustão ajuda os casais a não errarem na hora de dar um presente, para isso basta escolher no folheto da rede o que quer ganhar e enviar o código do produto via SMS com o número do celular do companheiro. Quem receber a ligação ouvirá uma mensagem personalizada do apresentador.

A Suvinil lançou o aplicativo “Amizade Colorida” no Facebook, onde os internautas podem indicar o tipo de relacionamento que tem com determinado amigo, podendo ser ficantes, namorados, noivos, casados, belisco, paquera e até mesmo “tico tico no fubá”.

Ainda no Facebook, a Heineken criou o aplicativo “Beer Gloss”, um brilho labial dourado, que remete à cor e ao sabor de cerveja. Desenvolvido pela agência Frito, o objetivo é atrair os internautas para os bares participantes da ação que terão o produto disponível para experimentação. A campanha conta ainda com um concurso cultural, que premiará quem tirar as melhores fotos comemorando o dia dos namorados com o Beer Gloss.

A tecnologia também dá o tom das promoções de muitos shoppings, sendo que o prêmio dominante de 2011 parece ser o iPad. É assim na rede General Shopping Brasil, detentora de 13 estabelecimentos; no Top Center, cuja campanha foi batizada de “iPad Lovers”; no Shopping Light, que recorreu ao slogan “Presente do coração, iPad na mão”; e no Suzano Shopping, cujas peças publicitárias estampam o convite “Se sua história de amor daria um livro, aqui ela vai dar um iPad”.

Uma das curiosidades das campanhas de dia dos namorados é que poucas recorreram este ano ao uso de celebridades, uma das opções mais recorrentes na publicidade nacional.

Via: Abap/meioemensagem

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