EM – Notícias Relacionadas: Qual o limite entre a publicidade e o jornalismo?

Estado de Minas transforma Google AdWords em “Notícias Relacionadas”

A indagação suscitada no título deste post expõe uma dúvida muito comum para os que não estão diretamente ligados à comunicação social. Por muitas vezes essas duas vertentes comunicacionais podem se confundir, e às vezes até se fundir. Na verdade, é necessário fazer uma adequação ao título. Para melhor entendimento, seria algo do tipo: qual a diferença entre publicidade e jornalismo? No entanto, para não causar discussões redundantes, vamos nos ater ao fato de que a diferença básica é o apelo mercadológico, ou vendável (no caso da publicidade, óbvio), e a divulgação de conteúdo, mensagem ou informação digna de imparcialidade (no caso do jornalismo).

Na teoria a coisa pode até ser bem definida, mas e quando o jornalismo começa a se apropriar de elementos publicitários e, mais ainda, colocá-los em prática? E quando a esperta publicidade se deixa levar pelos encantos do jornalismo (im)parcial para vender algum produto?

Enfim, vamos ao que interessa. A razão deste post é apontar a nova maneira que o jornal  Estado de Minas encontrou para divulgar suas matérias, utilizando a publicidade contextual de uma outra forma: publicando notícias (olha a publicidade e o jornalismo trocando uma idéia aí).

As principais manchetes do dia são adicionadas no AdWords comprado pelo jornal, e dessa forma são exibidas em toda a rede de conteúdo do Google. Podemos dizer que é uma forma inovadora de transformar espaço publicitário em jornalismo, e fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

A criação é da agência Filadélfia.

E aí, qual a sua opinião?

Via: @brains9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s