Fanta: Impacto x Interação

Lembra dessa projeção aqui? Afim de aumentar a percepeção da marca, a Fanta fez algo muito parecido em Dubai. Uma ação que ultrapassou os limites entre o impacto e o entretenimento. Também pudera. Foi-se o tempo em que apenas impactar os consumidores era necessário para disseminar as razões de determinadas marcas. Na verdade, acho que nunca houve esse tempo. O que havia era um grande engano. Uma dificuldade de entender as necessidades reais das relações. Mas é compreensível. Cada tempo é um tempo, e àquela altura não haviam ferramentas e estudos tão precisos que provassem o contrário. Benefícios, racionais e emocionais – mesmo que indulgentes -, carecem de apoio de gestão.

Passado o tempo, com o surgimento, e principalmente desenvolvimento das mídias interativas, nos foi introduzida uma outra atividade, o envolvimento.

Na contemporaneidade, envolver o consumidor, usuário, cliente, indivíduo ou coisa que o valha, é imprescindível para que qualquer esforço publicitário seja, de fato, efetivo. O impacto por si só não funciona mais, ele pertence à pré-história da comunicação.

Para ilustrar o desenvolvimento e transcendência do impacto para a interação, ou melhor, da apropriação mútua desses dois conceitos, vamos ver como funcionou a ação da Fanta.

 

Na ocasião, a marca projetou em um edifício, cenas lúdicas do universo Fanta. Até aí, nada de novo. O que vale destacar, neste caso, é o fato da apresentação ser assinada pela marca, acompanhada do endereço de um game que representa uma continuação do conteúdo projetado (www.facebook.com/fantachase).

Se a ação tivesse terminado ali, na projeção, as pessoas seriam apenas impactadas, ia gerar uma reação positiva dos espectadores, mas não haveria o tal envolvimento que só mesmo uma sequência transferida ao receptor é capaz de ativar. Ou seja, o conteúdo pelo conteúdo caiu por terra. É preciso dar mais alternativas para que o interlocutor modifique as mensagens.

Este é mais um exemplo de que o entretenimento, hoje, pode e deve ir além do impacto, engajando mais as pessoas e, claro, melhorando a percepção delas com a marca.

Via: Adivertido

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