Performance with Purpose: A inovação da Pepsi

Pepsi revela primeira garrafa livre de petróleo do mundo

De uns tempos pra cá, o famigerado termo, sustentabilidade (ou a busca por atitudes sustentáveis), deixou de ser apenas um conceito, para virar realidade. Colocar em prática boas idéias, que priorizam um desenvolvimento sustentável para as pessoas tornou-se mais que um lema, mas uma estratégia de marketing e posicionamento. Ou seja, por razões óbvias, a empresa se preocupa com o planeta e com as consequências que as ações humanas podem causar, tem, de fato, maior respeito dos consumidores.

Envolvidos nesta dialética sustentável de troca de benefícios, e eivados destes ideais que beneficiam a população e a empresa direta ou indiretamente, a gigante PepsiCo anunciou ontem um avanço na tecnologia para produção de garrafas, divulgando a primeira garrafa plástica livre de petróleo do mundo.

Os refrigerantes da empresa, passaram a utilizar matérias-primas como o capim, casca de pinheiro, resíduos de alimentos modificados e milho para produzir seus containers. Para isso, foi preciso muito estudo para identificar os métodos e criar uma estrutura molecular idêntica ao polímero termoplástico – Politereftalato de etileno – ou, o já conhecido PET (material plástico usado para produzir a maioria das garrafas).

Os ambientalistas têm criticado severamente a utilização do plástico e dos derivados do petróleo, por causa de suas elevadas emissões de carbono e lento processo de biodegradação. Todo este conjunto de fatores, desencadeou uma corrida para criar uma garrafa livre de petróleo, iniciada em 2009, quando a rival, Coca-Cola lançou uma garrafa de 30 por cento à base de plantas.

A Pepsi diz ainda que a tecnologia da nova garrafa será transmitida gradativamente para subprodutos de seus negócios de alimentos. Posto isto, resíduos incluindo cascas de batata chips e cascas de suco de laranja serão transformadas posteriormente em matéria-prima para as garrafas recicladas.

O Presidente e CEO da PepsiCo, Indra Nooyi acrescenta que a empresa visa ter “um modelo de negócio sustentável, que acreditamos que traz à vida a essência do conceito atual da empresa: Performance with Purpose, ou Performance com Propósito”.

PepsiCo Press Release

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s