Galeria – Preso em um Sonho

Desprovida de artifícios e ferramentas miraculosas do photoshop, a fotógrafa irlandesa, Helen Warner, cria cenas fantasticamente bizarras, que parecem que foram extraídas de um sonho (ou pesadelo). Para compor visualmente o que a excêntrica fotógrafa tem em mente, ela usa adereços e materiais tradicionais como o pó, plástico, vidro, fumaça, redes; tudo isto para construir esses mundos surreais, esperando para despoletar em uma memória que temos escondida profundamente.

O campo onírico é ainda um mistério para muitos de nós. De fato, desvendar, ou fazer suposições sobre esta expressiva vertente de fuga da realidade e de pensamentos, é algo que carece de árduos esforços; representar isto visualmente então, nem se fala.

Há uma ótima entrevista com a Warner no Flickr, de onde foi extraído o fragmento abaixo, que ilustra muito bem estas questões.

“Qual é a importância da fotografia na sua vida?”

“Fotografia é algo que eu, naturalmente, penso”, diz ela. “Definitivamente, tornou-se uma saída criativa para mim. Eu acho que é um meio bonito, e muito interessante também. Quando eu tiro uma foto, eu percebo que é um momento congelado no tempo. De alguma forma ou de outra, é um registro de uma parte da nossa memória visual que temos vindo a criar ao longo de décadas. Apesar de a fotografia ter mudado radicalmente com a intervencão digital, ao contrário do que algumas pessoas que dizem que eu só acho que é interessante e representativo fotografar as coisas de nossa época. “

“Algumas pessoas apenas não entendem, e algumas entendem instantaneamente o que eu estou tentando dizer. Na verdade, trata-se do encantamento, dos sonhos e do subconsciente.

Helen Warner

Via: mymodernmet

Deixe um comentário

