O Futuro dos Browsers

 

Há algumas semanas atrás, apresentamos aqui o RockMelt – um ”navegador social”, desenvolvido por ex-funcionários da Netscape. No entanto, perguntas sobre o futuro dos browsers/navegadores e a interação que eles devem (ou não) gerar com os usuários, se tornam cada vez mais frequentes. O lançamento de novas mídias sociais ligadas ao ‘navegador social’ RockMelt, no domingo passado, obrigou o mundo da tecnologia a repensar a maneira como eles concebem a utilidade de um navegador. Firefox e Cromo (plataforma que executa o Google Chrome) abriram caminhos para estratégias semelhantes as do RockMelt. Todavia, apesar de trabalhar e difundir um sistema open-source – que supostamente traria benefícios e evoluções tecnológicas tanto para os usuários, quanto para os próprios desenvolvedores, parece que este tipo de característica não funciona as mil maravilhas. Então, surge uma questão: Em que direção está indo o desenvolvimento dos navegadores?

O RockMelt arrisca uma resposta em seu blog:

Com o RockMelt, nós visamos re-pensar a experiência do usuário, porque o browser pode e deve ser mais do que apenas uma ferramenta para navegar nas páginas web. Hoje, o navegador se conecta ao seu mundo. Por que não construir à direita do seu “mundo” em seu navegador?

Seus amigos são importantes para você, por isso, os colocamos mais perto. Agora você é capaz de conversar, compartilhar vídeos que você e seus amigos gostam, ou apenas ver o que eles estão fazendo, independentemente de qual site você está. Seus sites favoritos são importantes para você, por isso, preservamos a identidade e acessibilidade a eles. Agora você pode acessá-los de qualquer lugar, sem sair do site que você está, e RockMelt lhe dirá quando algo novo acontece.

É claro que o aumento da flexibilidade do navegador e uma plataforma amalgamada, que incorpora tantas ferramentas de mídia social diretamente na interface, iria criar uma mudança enorme na maneira com que navegamos na internet.

Abaixo está uma imagem de exemplo de como o RockMelt integra-se com Facebook e Twitter em suas janelas do navegador.

update-facebook-on-rockmelt

O fluxo de conteúdo, e até mesmo o bombardeio de informações por todos os lados, em uma mesma página, pode parecer estranho no começo, mas poupa tempo e pode funcionar como um excelente filtro de informações direcionadas e personalizadas.

RockMelt

Innovate on Purpose: “What RockMelt tells us about innovation”

Via: psfk

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s