Exposição da Realidade – Google Street View

O Google Street View foi ganhando notoriedade e virando manchete nos dias de hoje, e isto é um fato. No entanto, uma razão adversa aos momentos cômicos e úteis que a ferramenta nos oferece, talvez seja o motivo pelo qual tem virado notícia; o Google admitiu recentemente que seus carros tinham, inadvertidamente, coletado dados pessoais de redes Wi-Fi desprotegidas. O FCC Enforcement Bureau Chief chegou a dizer que estes carros “coletaram senhas, e-mails e outras informações pessoais. ” Embora o Google já tenha anunciado que está em processo de eliminação destes dados, as imagens captadas continuam vivas.

A partir disto, o Street View tornou-se o projeto fotografia de um homem, Jon Rafman. O artista nascido em Montreal, Canadá, viu nove câmeras instaladas em carros do Google como uma janela para o nosso mundo moderno. Ele chamou a sua série de Nine Eyes of Google Street View, ou Nove Olhos do Google Street View.

“O mundo capturado pelo Google parece ser mais verdadeiro e mais transparente por causa do peso atribuído à realidade externa, a percepção de uma gravação neutro-imparcial, e até mesmo a imensidão do projeto. Ao mesmo tempo, reconheço que esta forma de fotografar cria um contexto cultural como qualquer outra; um espaço estruturado e composições cujos códigos e significados do artista e curador das imagens pode ajudar na construção ou no decifrar. “

Estas fotos são uma forma interessante de olhar para o que está acontecendo ao nosso redor, um conjunto de experiências. Elas traduzem a nossa busca por conectividade e significado, muitas vezes reveladas nos momentos mais vulneráveis da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s